Barragem Capivara se encontra com 2% do seu volume


A Cagepa fez uma modificação e deu início a um novo sistema de racionamento d'água na cidade de Uiraúna. O motivo foi a queda cada vez maior do nível da água na barragem Capivara. A água não chegava em alguns bairros da cidade.

Na última medição, feita em 16 de outubro, o manancial tinha 805 mil metros cúbicos, número equivalente a 2% de seu volume total.

Volumes atuais (16/10/2017):
- CAPIVARA: 2,15% - 805.577 metros cúbicos (capacidade 37.549.827 m3)
- ARROJADO: 10,2% - 366.914 metros cúbicos (capacidade 3.596.180 m3)

Mesmo com o novo racionamento os consumidores têm reclamado da falta d'água. Até no Centro da cidade o líquido está demorando a chegar com a implantação desse novo rodízio no racionamento. Anteriormente a água quase não faltava na parte central, mas agora está passando vários dias sem chegar.

A reportagem do COFEMAC esteve na barragem durante a manhã dessa segunda-feira (6/11/2017). Tiramos várias fotos para mostrar como ela encontra-se neste momento.

Primeiramente é preciso falar sobre o matagal que tomou conta da parede, que quase não pode ser mais vista. Ninguém sabe informar quem é o responsável por esse serviço.

A barragem Capivara parece agora um imenso balde vazio. O pouco de água que resta está no porão, onde corria antigamente o Rio do Peixe. A água está com tonalidade verde. Muitas aves de rapina ao redor sobrevoando o açude. Apesar disso, não é preciso se preocupar com a qualidade da água. A Cagepa garante que o tratamento consegue levar até às torneiras um líquido apropriado para o consumo.

A população de Uiraúna e dos demais municípios abastecidos com essa água devem se conscientizar que esse momento é de muita preocupação e economizar água. Capivara tem hoje cerca de 1/4, ou 25% da capacidade total do açude Arrojado. É pouca água para a necessidade que a cada dia cresce devido as altas temperaturas.

Nosso recado: Não desperdice água, ela pode faltar.

COFEMAC

VEJA  FOTOS






Atenção Uiraúna & Região!

Agora você pode anunciar a sua emprese aqui no Panorama Sertão, entre em contato e fale conosco! alissonuirauna@gmail.com