Em parceria com a Prefeitura, Programa Garantia Safra 2017/2018 irá beneficiar 526 famílias em Uiraúna


O programa Garantia Safra é uma iniciativa do Governo Federal compactuada com estados e municípios para auxiliar produtores rurais que moram em locais onde houve a comprovada perda de, pelo menos, 50% do conjunto dessas produções. O projeto visa, sobre tudo estimular os pequenos agricultores, bem como o fortalecimento da agricultura familiar.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna foi uma das primeiras da região a realizar a quitação total do aporte municipal do programa, pagando a última parcela ainda no mês de julho deste ano, o que garantiu que as 526 famílias inscritas no Garantia Safra 2017/2018 e que estejam com a documentação devidamente aprovada possam receber o benefício.

O programa Garantia Safra, através do apoio à agricultura familiar, irá inserir mais de R$ 400 mil na economia local, fornecendo suporte financeiro para o município, uma vez que a geração de renda da cidade está intimamente ligada à produção rural.

Os produtores recebem o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – SAMA, sob o comando do secretário Hélio Galiza, para tirarem dúvidas e esclarecerem informações relacionadas ao programa. A secretaria também fica encarregada de assessorar os beneficiários do programa sobre os trâmites burocráticos do Garantia Safra e as comprovações necessárias para participar do mesmo.

“A agricultura familiar é essencial para o desenvolvimento da cidade. Dependemos diariamente do trabalho dos pequenos produtores rurais para nos alimentar, por exemplo. E em um período difícil e de estiagem como esse, é dever do poder público fornecer amparo e apoiar as famílias que tiram suas subsistência do roçado”, comentou o prefeito Dr. Bosco Fernandes ao comentar a importância do Garantia Safra para o município.


Assessoria