Em audiência com João Azevêdo, Wilson Filho solicita reforma no Matadouro de Uiraúna para aquecer economia na região


O deputado estadual Wilson Filho (PTB) solicitou ao governador João Azevêdo (PSB), nessa segunda-feira (15), a inauguração do novo Matadouro do município. O antigo está interditado após a constatação da situação precária em que funcionava, na qual o abate de animais estava sendo realizado em condições desumanas para os funcionários, com total falta de controle de qualidade e inobservância completa das normativas dos órgãos de controle e vigilância sanitária, 

“O Matadouro de Uiraúna é importante pois atende não apenas a cidade, mas vários municípios circunvizinhos e, além disso, vale ressaltar que Uiraúna encabeça um consórcio intermunicipal na região e, por isso, há uma forte possibilidade de que este consórcio venha a gerir o novo Matadouro”, observou Wilson Filho. 

São abatidos no Matadouro de Uiraúna cerca de 300 animais por mês para abastecer a região, gerando renda, emprego e fortalecendo o setor pecuário da região. A falta de funcionamento do local e a preocupação com os problemas de saúde que podem decorrer da falta de estrutura do equipamento tem sido razões de cobranças da população e da classe política da região. Por esta razão, Wilson Filho pediu celeridade na inauguração do novo Matadouro.

Uiraúna, que tem 15 mil habitantes, tem um rebanho de mais de 14 mil cabeças de gado, de suínos e caprinos. A economia do município proporcionada pelo comércio no Matadouro impacta cidades como Joca Claudino, Poço Dantas, Bernardino Batista, Triunfo, Poço José de Moura e São João do Rio de Peixe, além de cidades do Rio Grande do Norte, que faz divisa com Uiraúna e ajuda a girar a roda da economia no município sertanejo.

Assessoria