Secretaria de Saúde de Uiraúna emite nota que esclarece denuncia de suposta Unidade de Saúde abandonada - LEIA

Secretaria de Saúde de Uiraúna. Imagem Reprodução: COFEMAC

A Secretaria Municipal de Saúde de Uiraúna/PB vêm tecer os seguintes esclarecimentos a respeito de denúncia infundada veiculada pelo membro de legislativo municipal o vereador Amilton Fernandes em aplicativo de mensagens instantâneas, esclarecendo que:

  • O município de Uiraúna possui 07 (sete) territórios assistências vinculadas à Estratégia Saúde da Família, anteriormente chamados de áreas de PSF. O território ESF III atualmente com sede à Unidade Saúde da Família III Dr. José Leonan Fernandes Júnior corresponde ao bairros de Retiro e Garrafão em nossa cidade.


  • A UBS Marina Elisa de Lima até o ano de 2018 foi sede do referido território assistencial, ano este no qual foi inaugurada a atual sede da ESF III, passando a mencionada Unidade à condição de PONTO DE APOIO para a Equipe de Saúde da Família em questão.


  • A Unidade Âncora Ponto de Apoio Marina Elisa de Lima em nenhum momento deixou de prestar assistência à comunidade daquele bairro e áreas adjacentes, permanecendo em todo tempo devidamente equipada em conformidade com as diretrizes sanitárias vigentes no país no tocante a caracterização do serviço de saúde que passou a assumir.


  • Os horários de funcionamentos do serviços de saúde na Atenção Básicas da zona urbana de nossa cidade, perfil ao qual a UBS mencionada se enquadra, é das 07h30min às 11h30min e das 13h00min às 17h00min.


  • Os atendimentos obedecem a programação predefinida pela equipe de saúde da família no intento de assegurar a acesso e maior comodidade aos usuários daquele território de atenção, conforme descrito abaixo:



08 (oito) horas de semanais para atividades de educação permanente, em conformidade com a Lei Municipal nº 815 de 24 de novembro de 2016 que dispõe sobre a regulamentação da jornada de trabalho de 32 horas semanais para os profissionais de saúde de nível superior e profissionais de enfermagem de nível médio.


  • Em nenhum momento existiu má fé e descaso com a saúde e/ou dinheiro público destinado à manutenção, funcionamento e estruturação da Unidade Marina Elisa de Lima, bem como nos demais serviços de saúde de nossa cidade. Primando sempre a gestão municipal pela garantia de cuidados em saúde para toda a população sem nenhuma distinção.



A Secretaria Municipal de Saúde reitera seu compromisso com a saúde de nossa gente, estando aberta ao diálogo com todos cidadãos e seus representantes e disposta a esclarecer possíveis dúvidas que possam existir.


Aproveitamos o ensejo para convidar o ilustre vereador a visitar nossas UBS em seu horário de funcionamento e caso o mesmo considere conveniente, tais visitas podem ser acompanhadas de nossa equipe técnica que pode redimir quaisquer dúvidas que venham a existir.
Atenciosamente,

Maria Juliet Gomes Fernandes
Secretária Municipal de Saúde