40 anos de fundação da Loja Maçônica de Uiraúna é comemorada na Câmara de Vereadores, Casa Olinto Pinheiro - FOTOS


Na última terça-feira (30/04),  a Loja Maçônica Vigilantes do Canaã N° 38 festejou a passagem dos seus 40 anos de fundação e serviços prestados a comunidade uiraunense.

A francomaçonaria ou abreviadamente maçonaria, é uma instituição discreta, organizada em potências e distribuída em células, denominadas lojas maçônicas que atuam sob a vigília da sua jurisdição, as Grandes Lojas Maçônicas que estão presentes em todas as unidades federativas do Brasil. A entidade é definida segundo seu próprio regimento como uma instituição universal que tem por objetivo tornar feliz a humanidade, pelo amor, aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade, pelo respeito à autoridade e a crença de cada um e é alicerçada por três grandes pilares: liberdade, igualdade e fraternidade que impulsionaram grandes revoluções ao redor do mundo.

Durante muitos anos a sociedade brasileira foi cercada de mitos e lendas relacionadas à maçonaria e religião, mas que convergem para extinção com o amplo diálogo que vem acontecendo entre as instituições, reforçado pelo momento em que a igreja católica se aproxima cada vez mais dos fiéis e a maçonaria abre suas portas ao mundo.

A Loja Maçônica Vigilantes do Canaã Nº 38 não foge aos princípios da fraternidade e desenvolve inúmeros trabalhos filantrópicos na comunidade uiraunense, atualmente é presidida pelo Venerável Mestre Lúcio Andrade Duarte e conta com homens livres e de bons costumes, defensores da pátria e que fortalecem as colunas da oficina.

A comemoração aconteceu em solenidade realizada na Câmara de Vereadores de Uiraúna, Casa Olinto Pinheiro, e contou com as presenças de várias autoridades maçônica, da Ordem DeMoley, Clube das Samaritanas e convidados.

Da Redação - PANORAMA SERTÃO

VEJA FOTOS