Uiraúna: Dia do Trabalhador paralisa comercio e deixa ruas desertas - Veja imagens


O Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho, Dia Internacional dos Trabalhadores ou Festa do Trabalhador é uma data comemorativa internacional, dedicada aos trabalhadores, celebrada anualmente no dia 1 de maio, em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles.

Durante o período da tarde desta quarta-feira, o centro comercial da cidade de Uiraúna paralisou todas as atividades, voltando somente na Quinta-Feira, dia (02/05).

O trabalhador uiraunense aproveita esse dia para descansar junto com seus familiares e amigos em confraternizações, também é costumeiro frequentar as diferentes áreas de lazer.

Apenas pequenos mercadinhos de bairros permanecem abertos. Naturalmente, o centro financeiro fica praticamente deserto.



Conheça a economia de Uiraúna

O grande contingente rural tem a agropecuária de baixa tecnologia como principal meio de existência, visto que a economia primária tem parcela significativa no PIB municipal.

Nesta perspectiva, destacam-se na atividade agrícola a policultura de feijão, milho, arroz, cana-de-açúcar e mandioca e o cultivo de banana e coco nas regiões de terra roxa. A pecuária, é praticada através da criação extensiva de bovinos, ovinos, caprinos e suínos.

Na economia secundária, atividade que transforma matéria bruta em produtos para consumo, destacam-se pequenas indústrias que se utilizam de baixa tecnologia e fabricação artesanal para a produção de materiais de limpeza, temperos, leite de soja e fogão solar. Como exceção há uma fábrica de beneficiamento de milho que se utiliza de tecnologia avançada.

A maior parte da população urbana está ligada as atividades terciárias. A circulação de mercadorias nos últimos anos tiveram um avanço a nível interno e externo atendendo as expectativas dos municípios circunvizinhos tornando-se um grande centro comercial com grande influência dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte.

Da Redação - PANORAMA SERTÃO